História

Você está aqui: Pagina Inicial > História

A história de Joviânia está ligada à Santa Padroeira Nossa Senhora D’Abadia. Conta-se que foi feita uma doação de terras em intenção da Santa Padroeira, por Antônio Miguel da Costa. Seu desejo era construir um vilarejo próximo a cidade de Goiatuba, que se encontrava a 49 km desta região.

Mais tarde, em meados do século XX, exatamente no ano de 1942 foi fundado o povoado de Boa Vista, antes Pindaíba.

Joaquim Gonçalves de Pádua, Joviano Ferreira Barbosa (doador de uma gleba de terra à paróquia de N. Sª D’Abadia), Virgílio Serafim Tavares, a senhora Florsina Miquelina de Jesus, viúva de Francisco Serafim de Carvalho e filha de Antônio Miguel da Costa, são considerados os verdadeiros fundadores de Joviânia.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Joviânia (ex-povoado, de Boa Vista), pela Lei Municipal n.º 57, de 03-12-1953, subordinado ao município de Goiatuba.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1955, o distrito de Joviânia figura no município de Goiatuba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Joviânia, pela Lei Estadual n.º 2.128, de 14-11-1958, desmembrado de Goiatuba. Sede no antigo distrito de Joviânia (ex-povoado de Boa Vista). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2018.

Fonte: IBGE